Destaque

Urgente: Ronaldo "Fenômeno" abandona o futebol. Acompanhe aqui

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mês da Ecologia desperta consciência ambiental

As constantes notícias sobre desastres ambientais, aquecimento global e urgência na manutenção da relação entre homem e natureza são as maiores preocupações da sociedade contemporânea. O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) não foge dessa realidade e celebrou em junho o mês do meio ambiente, com diversas atividades dentro do programa Viver o Verde.
A abertura do evento aconteceu no dia 7 de junho, com apresentação do vídeo Ilha das Flores e momento de reflexão entre os alunos e educadores. De 14 a 18 o ILEM realizou diversas ações de conscientização ambiental dentro da comunidade. O ponto alto do Viver o Verde foi a Trilha Ecológica. O trabalho aconteceu no dia 17 e levou dezenas de jovens ao alto do Morro em uma caminhada de esclarecimento sobre a importância de proteger o meio ambiente. Durante o percurso os envolvidos fizeram coletas de lixo para limpar o trajeto.
O mês ainda contemplou uma visita ao DMLU, no dia 21, para os jovens conhecerem a coleta seletiva e, no dia 23, uma capacitação onde os educadores aprenderam sobre artesanato com garrafas pet, para enfatizar a importância da reciclagem.
O reaproveitamento de resíduos e o cuidado com a limpeza são uma das maiores preocupações no Morro.
Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, o Morro da Cruz possuía 29 mil habitantes. A Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estimam que cada brasileiro produza, em média, entre 500g e 1 kg de lixo por dia. Esses dois dados cruzados indicam que a população do Morro da Cruz gera, na melhor das hipóteses, 14,5 toneladas diárias de lixo.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza cinco visitas semanais para recolher os resíduos produzidos pela comunidade. Em três oportunidades a coleta é realizada com caminhões da empresa terceirizada Qualix Serviços Ambientais que carregam, no máximo, 10 toneladas. A Coleta Seletiva, que recolhe o lixo seco e reciclável, sobe o Morro duas vezes por semana. Os veículos da Transportes R. N. Freitas carregam em torno de 2,5 toneladas.
Ou seja, em uma semana, o Morro da Cruz produz cerca de 101,5 toneladas de resíduos, enquanto o DMLU coleta apenas 35 toneladas.
A comunidade precisa se envolver e cuidar o local onde descarta o lixo. Morar em um lugar limpo traz beleza e higiene. Ambientes sujos chamam bichos e doenças. A preocupação com a forma correta de descartar o lixo evita enchentes e o cuidado com a reciclagem ajuda no meio ambiente. Para a comunidade se tornar um lugar melhor todos têm que se envolver. Faça sua parte.

Alexandre Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário